Discentes

Nesta página estão listados (em ordem alfabética) os estudantes de graduação que estão atualmente vinculados ao LAPEEX e seus respectivos projetos, assim como os estudantes egressos e cujos projetos já foram finalizados.

 

Ana Cristina de Souza Soares

Bacharelanda em Arqueologia pela FURG. Foi agraciada com bolsa EPEC-FURG (nº 2023-2277) de monitoria da disciplina Metodologia da Pesquisa Arqueológica 1 em 2023, bolsa EPEC-FURG (nº 2024-2597) de monitoria da disciplina Tecnologia Lítica, e bolsa de Iniciação Científica PROBIC FAPERGS (nº 0117/2024).

Título do projeto de IC: Tecnologia e tipologia de pequenos artefatos formais retocados unifacialmente do vale do Ivaí, estado do Paraná

Trata-se de um projeto exploratório que busca realizar uma análise tecnológica de artefatos líticos encontrados no sítio Beira Rio, no município de Manoel Ribas, no Estado do Paraná. O sítio Beira Rio se localiza próximo a bacia do rio Ivaí, que é uma área de grande ocorrência de permanência temporária de caçadores-coletores, devido ao fácil acesso aos recursos disponíveis. Os artefatos selecionados par análise são denominados 'lêsminas' e se tratam de raspadores sobre lascas laminares retocados unifacialmente. Até o momento eles foram identificados dessa maneira em apenas mais um sítio arqueológico, localizado no nordeste do estado do Paraná. O objetivo desta pesquisa é a realização de uma análise tecnológica e replicação experimental das lêsminas e outros pequenos artefatos unifaciais provenientes do sítio Beira Rio, visando compreender todas as etapas da cadeia operatória destes artefatos.

 

 Fernanda Marques Mendes

Bacharelanda em Arqueologia pela FURG. Agraciada com bolsa EPEC - Cultura (0142/2025). Vem desenvolvendo projeto na área de arqueologia colaborativa/comunitária a partir de ações de colaborativas e educacionais com a comunidade do Quilombo da Casca (Mostardas, RS).

 

 

 

 

Giovana Gazzana

Bacharelanda em Arqueologia pela FURG. Bolsista EPEC Extensão (nº 155/2024) para o projeto "Introdução à Arqueologia para Professores do Ensino Fundamental e Médio".

Título do projeto de pesquisa: Análise dos processos de formação e e arqueologia da paisagem na comunidade quilombola da Casca

Trata-se de um estudo geoarqueológico no sítio histórico Casa de Maria Fructuosa, associado às primeiras ocupações de grupos escravizados libertos no litoral central do Rio Grande do Sul.

 

  

José Rinaldo San Martins

Bacharelando em Arqueologia pela FURG. Vem realizando curadoria de coleções pesquisadas pelos projetos do LAPEEX, e atuando em projetos de extensão.

  

 

 

 

 

 

Julia Soares Camargo

Bacharelanda em Arqueologia pela FURG. Bolsista PIBIT-CNPq (nº 174/2024, nível 3 de maturidade tecnológica).

Título do projeto: Análise e replicação experimental dos artefatos ósseos de sítios do litoral central do Rio Grande do Sul

Estudos realizados na década de 90, apontaram a existência de uma grande quantidade de sítios arqueológicos no litoral central do Rio Grande do Sul. Desde então, houveram poucas pesquisas sobre a indústria óssea da região, mesmo existindo diversos sítios com grande potencial para esse tipo de Investigação. Entendendo que estudo desses artefatos contribui imensamente com a ciência arqueológica, trazendo uma imersão ainda maior no que diz respeito às atividades praticadas pelos povos pré-coloniais em uma determinada região, além de seus costumes, hábitos e tecnologia, este trabalho busca preencher a falta de informações sobre esse aspecto da cultura das populações que ali habitavam. Através da Zooarqueologia, da Tecnologia Óssea e da Arqueologia Experimental, estão sendo realizadas análises em três sítios arqueológicos: José Pereira Leandro (RS-LC-39), Nilton Dutra (RS-LC-42) e Ondina Brasil (RS-LC-21), visando começar a entender e definir as características da indústria óssea do litoral central e a relação das populações que produziram esses artefatos com o ambiente ao seu redor.

 

Lis Viana Hortencio

Bacharelanda em Arqueologia pela FURG. Bolsista EPEC Ensino no projeto Grupo de Estudos em Arqueologia dos Povos Originários do Brasil e das Américas.

Atua como voluntária na curadoria de coleções de remanescentes humanos estudados em projetos do LAPEEX.

 

 

 

 

Marcus Vinicius Rodrigues

Bacharelando em Arqueologia pela FURG. Foi agraciado com bolsa de Iniciação Científica PROBIC FAPERGS.

Título do projeto de IC: Processos de formação dos sítios arqueológicos no litoral central do Rio Grande do Sul

Trata-se de um projeto que busca descrever a formação dos mais antigos sítios arqueológicos localizados no litoral central, a partir de dados obtidos durante as escavações do projeto, da curadoria dos materiais coletados, e das datações realizadas.

 

Maurício Brum da Silveira

Bacharelando em Arqueologia pela FURG. Foi agraciado com bolsa da empresa Gaia Consultoria em Arqueologia.

Título do projeto de TCC: Métodos quantitativos e tecnologia lítica experimental das pontas (de flecha, dardo ou lança) no compartimento geomorfológico litorâneo de Santa Catarina

Este projeto busca replicar os principais tipos de pontas líticas encontradas no leste catarinense e criar uma coleção de referência de lascas provenientes dessa produção. Isso será realizado a partir da aplicação de estatística descritiva e multivariada em bancos de dados de análise tecnológica realizados anteriormente. Também estão sendo adicionados, ao banco de dados, análises realizadas pelo próprio autor do projeto.

 

 Vanessa Carvalho

Bacharelanda em Arqueologia pela FURG.

Vem desenvolvendo projeto em curadoria e análise de artefatos líticos do centro do Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

Egressos (graduados)

Débora Barros

Bacharelanda em Arqueologia pela FURG. Bolsista PROBIC-FAPERGS (nº 0234/2023). Vencedora do Prêmio Destaque do Congresso de Iniciação Científica & Mostra de Produção Universitária (CIC-MPU FURG) 2023.

Título do projeto de IC/TCC: Uma análise craniométrica e comparativa entre indivíduos de diferentes contextos arqueológicos do Brasil meridional

Já há algumas décadas, é estabelecido que crânios humanos associados a grupos caçadores-coletores das Americas do Pleistoceno Tardio, Holoceno Inicial e Médio (chamados de 'paleoíndios' ou 'paleoamericanos') são classificados como 'australo-melanésios' por se assemelharem, morfologicamente, aos das populações originais da África e Oceania, assim como crânios de grupos do Holoceno Tardio (chamados de ceramistas e sambaquieiros) classificam-se como 'mongoloides' por serem similares aos grupos humanos nativos da Ásia. Este projeto buscou, a partir de uma análise estatística de Componentes Principais, fazer uma comparação craniométrica entre indivíduos oriundos de diferentes contextos arqueológicos do estado do Rio Grande do Sul e que viveram durante o Holoceno. Assim foi possível verificar uma maior diversidade fenotípica nos crânios do estado do Rio Grande do Sul em relação ao esperado, resultando em um maior entendimento da ocupação humana inicial no Rio Grande do Sul.

 

Enrico Dalmas Baggio Di Gregorio

Bacharel em Arqueologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Agraciado com bolsa PIBIC-CNPq (nº 2021-3565).

Título do projeto: Teoria evolutiva aplicada à análise das ferramentas de pedra lascada do sítio Lund, Lagoa Santa

Este projeto tratou de fazer um estudo tecnológico completo de todas as evidências arqueológicas do sítio arqueológico Lund, localizado na região de Lagoa Santa (Minas Gerais). Por se tratar de um sítio relativamente mais recente que aquelas da ocupação tipicamente associada à Cultura Lagoassantense, com menos de 2500 anos, e apresentar vestígios cerâmicos e alguns artefatos líticos distintos daquela cultura, uma comparação a partir de métodos quantitativos também foi realizada para averiguar diferenças e similaridades entre  sítio Lund e os sítios da Cultura Lagoassantense. A partir da Arqueologia Evolutiva, relações entre os sítios vem sendo realizadas.

Os principais resultados deste projeto fora preliminarmente publicados em sua monografia de graduação, disponível no Research Gate.

Outros projetos: Enrico também vem desenvolvendo projetos de análise tecnológica de artefatos líticos formais (pontas e lesmas) em sítios arqueológicos das Bacias do Paraná e Uruguai.

 

José Arthur Schwochow Dutra da Silva

Bacharelando em Arqueologia pela FURG. Foi agraciado com bolsas EPEC-FURG de monitoria (nº 2023-2276; 1014/2023) para as disciplinas de Tecnologia Lítica e Metodologia da Pesquisa Arqueológica 2, e bolsa EPEC-FURG de monitoria (nº 2024-2597) para a disciplina Sociedades Pré-Coloniais Regionais.

Título do projeto de TCC: Criação de uma coleção de referência de lascas de façonagem e réplicas de pontas líticas bifaciais lanceoladas

Há um tipo de ponta lítica bifacial e lanceolada que, no Brasil, foi registrada somente no sítio Abrigo Dalpiaz, no nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Este tipo de ponta apresenta grandes similaridades com aquelas denominadas ‘Polonio 1’, encontradas no centro e no litoral do Uruguai. Este experimento buscou produzir uma coleção de referência, bem como analisar as lascas de façonagem provenientes destas pontas experimentais e a comparação com os dados das análises das pontas arqueológicas, para garantir a fidelidade do projeto. Por fim, comparações serão feitas às pontas uruguaias para descobrir se se tratam do mesmo tipo – ou seja, se compartilham dos mesmos atributos culturais. Essa coleção está disponível para seguintes experimentos, como estudos funcionais (traceológicos e microrresiduais) e tafonômicos, por exemplo.

Luan Henrique Siebra Marcolino

Bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia e Arqueologia, pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente mestrando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia pela Universidade Federal do Paraná.

Título do projeto: Arqueologia da Gruta de Wobeto (PR-MR-01), Manoel Ribas/PR

Este projeto tratou de fazer um levantamento sobre as escavações do sítio arqueológico Gruta de Wobeto, localizado no médio vale do Rio Ivaí, no Paraná. 

 

Maria Eduarda Donegá

Bacharela em Arqueologia pela PUC de Goiás. Agraciada com bolsa PIBIC-CNPq (nº 2022-1580).

Título do projeto de IC: Origem e evolução da linguagem e da transmissão cultural na linhagem hominínia: Um estudo experimental e experiencial de aprendizado de produção de ferramentas do Paleolítico Antigo e Médio

A origem e desenvolvimento das formas de comunicação e de transmissão de conhecimento na humanidade está cheia de questões a serem respondidas. Entendendo que este tema é essencial para os estudos de evolução humana, muitos pesquisadores têm se debruçado sobre ele, principalmente na última década, a partir de abordagens diversas, que envolvem a interdisciplinaridade entre arqueólogos, linguistas, neurocientistas, etc. Nenhum estudo, no entanto, buscou realizar experimentos de transmissão de conhecimento utilizando-se de formas distintas de comunicação, com distintos níveis de complexidade. Este projeto de iniciação foi um primeiro passo neste sentido, utilizando-se de uma arqueologia experiencial, onde a abordagem experimental é realizada de maneira sistemática, abordando o ensino de produção de ferramentas de pedra lascada do Paleolítico Antigo (ou Inferior) e Médio entre um mestre e uma aprendiz. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa teve por objetivo o estudo da evolução e desenvolvimento da linguagem e da transmissão cultural a partir de experiencias de distintas formas de aprendizado.

Rafael Antunes Novaes de Carvalho

Bacharelando em Arqueologia pela FURG. Foi agraciado com bolsa EPEC-FURG de monitoria (nº 1015/2023) para as disciplinas Sociedades Pré-Coloniais Brasileiras & Sociedades Pré-Coloniais Regionais.

Título do projeto de TCC: Coleção de referência dos macrotraços de impacto em pontas de projéteis líticas a partir da arqueologia experimental com arco e flecha

Este projeto buscou trazer novas aplicações da abordagem traceológica no estudo de pontas líticas brasileiras, a fim de criar experimentos cujo principal objetivo é o de verificar o uso destas pontas há milhares de anos. Para este fim, foram replicadas pontas líticas encontradas no sítio arqueológico Abrigo Dalpiaz (RS-LN-01), localizado no nordeste do Rio Grande do Sul. As réplicas foram utilizadas como pontas de flecha, utilizando de um arco como instrumento de propulsão, e observando as marcas de impacto dessas peças, possibilitando a criação da primeira coleção de referência de traceologia para pontas líticas no Brasil.