Projetos de Ensino

Projetos em andamento

Grupo de Estudos em Arqueologia dos Povos Originários do Brasil e das Américas

Coordenador: Prof. Dr. João Carlos Moreno

Monitora: Lis Viana Hortêncio (bolsista EPEC-FURG)

Período: Outubro de 2024 a junho de 2025

Grupos de estudos para discussão de textos relevantes sobre arqueologia dos povos originários, além de participar de seminários e visitas a sítios arqueológicos na região de Rio Grande, e manuseio de réplicas e artefatos. O projeto proporciona uma visão aprofundada sobre as origens e a diversidade biocultural dos povos originários e sua importância na identidade brasileira, promovendo a inclusão e o reconhecimento de suas histórias.

 

Projetos de Monitoria em disciplinas do curso de bacharelado em Arqueologia da FURG

Coordenadores: Prof. Dr. João Carlos Moreno; Prof. Dr. Alex Martire

Tratam-se de projetos destinados às atividades de monitoria desenvolvidas por estudantes desenvolvidas nas disciplina de Metodologia da Pesquisa Arqueológica, que inclui o ensinos de prospecção arqueológica, registro rupestres, escavação arqueológica e elaboração de projetos de pesquisa de campo; e nas disciplinas de Tecnologia Lítica;  Arqueologia dos Povos Originários no Brasil; Arqueologia dos Povos Originários nas Américas; Arqueologia Digital; e Arqueologia Experimental.

Os monitores recebem bolsas EPEC-FURG e desenvolvem atividades e orientações relacionadas à elaboração de aulas expositivas e práticas, e prática didática em sala de aula. Também auxiliam os docentes nos controles de frequência de alunos e atendem os alunos das disciplinas fora do horário de aula para auxiliar em suas dúvidas. A participação dos monitores é feita através de editais de seleção de monitores, realizada no inicio de cada semestre.

As inscrições são semestrais e os editais ficam disponíveis no site da PROGRAD-FURG.

 

Projetos anteriores

Construindo uma coleção de referência para análises zooarqueológicas

Coordenadora: Msc. Vanderlise Barão

Período: Julho de 2023 a junho de 2024

A zooarqueologia é uma subárea da arqueologia interessada nas relações entre humanos e animais ao longo de nossa história evolutiva. Para análise das coleções arqueofaunísticas, há a necessidade de uso de ferramentas para comparação das partes anatômicas dos animais presentes na amostra arqueológica. Utilizamos de materiais gráficos, como catálogos, por exemplo. No entanto, a principal ferramenta para essas comparações é a Coleção de Referência, que trata-se de uma coleção de esqueletos, conchas, chifres, dentes e outras partes duras dos corpos de animais que nos servem como referencial para análise e comparação dos animais presentes em sítios arqueológicos. Essa comparação nos proporciona identificar os animais que foram manipulados pelas sociedades humanas e que se encontram na nossa amostra. Essa identificação nos aponta tipos de espécie, famílias, gênero, e até mesmo as partes anatômicas presentes, que podem indicar preferências alimentares, uso como matéria prima e outros usos gerais. A construção de uma coleção de referência para zooarqueologia demanda um certo trabalho, necessitando uma metodologia específica para a sua implementação. A prática construtiva dessa coleção inicia-se com a coleta de animais mortos, sua dissecação e limpeza, até a organização e catalogação das partes anatômicas que servirão para as análises comparativas. Dentro da coleção anatômica, pode-se ter também coleções de matéria prima osteodontoquerática e modelos experimentais para comparações traciológicas dos artefatos arqueológicos. A proposta deste projeto é construir uma coleção de referência, orientando os estudantes do curso de arqueologia no passo a passo dessa tarefa. O resultado desse trabalho acarretará no aprendizado dos estudantes sobre a metodologia empregada para a execução dessa coleção e os fins a que está se designa, como ser um referencial para análises e como este deve ser citado nos trabalhos científicos executados pelos arqueólogos.