EXARC

A EXARC é uma sociedade científica afiliada ao Conselho Internacional de Museus (ICOM). A principal missão da EXARC é fazer o passado arqueológico amplamente acessível a partir da criação de oportunidades para: pesquisadores e praticantes a colaborarem trocarem informações, e compartilharem boas práticas em museus de arqueologia a céu aberto; pesquisas na linha de arqueologia experimental; e demonstrações e ferramentas para apresentação/educação sobre patrimônio cultural.

A EXARC está relacionada a quatro campos do patrimônio cultural: Arqueologia Experimental; Tecnologias Ancestrais; Práticas Museológicas, com foco em museus arqueológicos a céu aberto; e Interpretação/Educação, com foco no patrimônio arqueológico. Seu público alvo são os museus, instituições de ensino superior (IES), organizações e indivíduos que trabalham com ao menos um dos quatro campos do patrimônio cultural supracitados. A EXARC auxilia os seus membros (sócios) no diálogo com seus visitantes, de modo que estes possam refletir sobre o passado para aprender no presente. A EXARC conecta pessoas, sendo uma ponte entre os museus a céu aberto e a ciência. Ao compartilhar conhecimento, junto, com todas as diferentes experiências, somos mais fortes. Juntos podemos fazer grandes contribuições à sociedade. A EXARC é uma rede aberta e inclusiva, uma organização fluida e adaptável.

A EXARC possui uma diretoria de cinco membros, sendo atualmente presidido pelo Dr. Roeland Paardekooper, diretor do museu Middelaldercentret (Dinamarca); além de um conselho formado por seis membros, atualmente presidido pelo Dr. Peter Inker, da Colonial Williamsburg Foundation (Estados Unidos), e vice-presidido pela Dra. Julia Heeb, do museu arqueológico a céu aberto Museumsdorf Düppel (Alemanha).

Atualmente, a EXARC possui mais de 400 membros individuais (pessoas) de mais de 40 países, incluindo pesquisadores brasileiros – alguns dos quais são membros do LAPEEX. Também conta com 107 museus arqueológicos a céu aberto associados, localizados na Europa e na Ásia; além de 12 IES associadas, sendo 11 europeias e uma brasileira: o Laboratório de Arqueologia e Pré-História Evolutiva e Experimental (LAPEEX).

A EXARC também é responsável pelo EXARC Journal, um periódico científico internacional de acesso livre e especializado nos quatro temas de atuação ja mencionados.