Projetos de Extensão (em andamento)
Introdução à Arqueologia para Professores do Ensino Fundamental e Médio
Coordenador: Prof. Dr. João Carlos Moreno
Monitora: Giovana Gazzana Roso (bolsista EPEC-FURG)
Período: agosto de 2024 a agosto de 2025
A arqueologia, apesar de ser uma área de estudo já bem estruturada no Brasil, com profissionais atuando no ambiente acadêmico, no ambiente do licenciamento ambiental e órgãos governamentais, ainda é um tema pouco desenvolvido pelos professores no ensino fundamental e médio. Em geral, estes professores, ainda que demonstrem interesse no tema, não o desenvolvem por não terem formação complementar mínima para ensinar sobre um tema relevante para a história humana. A história humana ensinada nas escolas é, geralmente, limitada aos últimos 5 mil anos, enquanto os primeiros 300 mil anos da história do Homo sapiens ou os 7 milhões de anos de história evolutiva hominínia é ignorada ou apresentada de maneira superficial. Esta proposta tem por objetivo realizar cursos de extensão em formato presencial e remoto, mensais, de formação de professores para que estes conteúdos sejam mais desenvolvidos nas escola brasileiras.
Programas de Extensão (em andamento)
Arqueologia e Pré-História: Programa de Divulgação Científica
Coordenadores: Prof. Dr. João Carlos Moreno, com cocoordenação do Msc. Victor Guida (Museu Nacional, UFRJ) e do Msc. Pedro Tolipan de Oliveira (Museu Nacional, UFRJ)
Período: Iniciado em agosto de 2023
A divulgação científica sobre arqueologia e paleontologia no Brasil, ainda hoje, é realizada com baixa frequência. O site denominado Arqueologia e Pré-História (https://arqueologiaeprehistoria.com/) completou 10 anos em 2023, tendo sido criado originalmente pelo Prof. Dr. João Carlos Moreno, com o objetivo de levar o conhecimento sobre a arqueologia e outras ciências que lidam com a pré-história mundial, em especial a arqueologia brasileira, para o público leigo em meios digitais. Desde então, a iniciativa se estendeu da produção de textos em site para a produção de vídeos de vários formatos de acesso livre, incluindo séries na TV aberta, assim como outras formas de comunicação em redes sociais, atingindo milhares de pessoas que, diariamente, acessam estes conteúdos. Desde 2020 o programa tem incluído vários colaboradores, entre profissionais e estudantes de diferentes instituições, de diferentes áreas da ciência, em especial da arqueologia e da paleontologia.
O objetivo deste programa é expandir a divulgação científica da arqueologia e da paleontologia. Os meios digitais de comunicação denominados Arqueologia e Pré-História são os principais meios para ações de divulgação científica produzidas pela equipe do LAPEEX. O programa ainda realizar ações de divulgação científica da arqueologia em meios físicos/presenciais em escolas do ensino fundamental e médio, além de eventos científicos e culturais. Em meios digitais, o projeto se expande com iniciativas de produção de novos tipos de conteúdos, como a criação de jogos cientificamente acurados sobre a pré-história, além da reconstrução digital 3D de sítios, artefatos e fósseis.
Programas de Extensão (encerrados)
Programa Permanente de Arqueologia Colaborativa - ProPAC
Coordenador: Msc. Vanderlise Barão
Período: 2022 - 2025
Este programa atende demandas da formação de estudantes na prática de atividades ligadas a educação patrimonial e trabalhos junto às comunidades, realizando pesquisa de campo no âmbito sócio cultural, com ênfase na troca de conhecimento, bem como fornece suporte à construção de um diálogo entre patrimônio arqueológico, cultura, educação e comunidade local. O programa produz materiais didático-pedagógicos para escolas e forma multiplicadores dentro da temática arqueologia e patrimônio cultural. O programa se desenvolve com colaboração do laboratório Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas (ARISE/ICHI/FURG) e do Laboratório de Estudos sobre Relações Étnico-Raciais (ICHI/FURG), e nas comunidades locais onde a existência de vestígios arqueológicos, tanto pré-coloniais, como históricos, chama a atenção do grande público. Na região existem comunidades tradicionais e vários registros arqueológicos, no entanto o desconhecimento sobre esse patrimônio material e imaterial é notório entre a população, levando professores a buscarem recursos nas Universidades para sanarem as dúvidas de seus alunos a respeito dessas temáticas. O ProPAC busca criar recursos e dar formação continuada para professores da rede de ensino básico, a fim de sanar algumas dessas demandas, bem como dialogar com a comunidade geral sobre o tema referido neste programa.