Discentes (Pós-Graduação)

Nesta página estão listados os estudantes de graduação que estão atualmente vinculados ao LAPEEX e seus respectivos projetos, assim como os estudantes egressos e cujos projetos já foram finalizados.

André Magno

Aluno de mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Título do projeto: A tecnologia e a cognição humana: Reflexos da tecnologia lítica e inteligência artificial generativa no conhecimento

Baseado na Arqueologia Cognitiva esse estudo se propõe a fazer análises dos reflexos na construção do conhecimento humano considerando as complexidades provocadas pela adoção de tecnologias. Serão tomados como referência dois momentos chaves da nossa história: a indústria lítica Acheulense, no período paleolítico inferior e médio, versus o atual momento da introdução da Inteligencia Artificial Generativa (GenAI).

Conforme descrito por diversos autores nos campos da arqueologia cognitiva e arqueologia evolutiva, focados na evolução cultural e paleoneurologia, a construção do conhecimento é um processo contínuo, complexo e multifacetado que combina a aquisição, assimilação e transmissão de informações, e este projeto de pesquisa se alimentará desse princípio para avaliar comparativamente os impactos da introdução de novas tecnologias, em específico o caso da indústria Acheulense (Large Cutting Tools – LCT) e a introdução da GenAI neste momento atual.

Vale ressaltar que a transição da indústria lítica de Olduvaiense para Acheulense há cerca de 1,8 milhões de anos atrás, foi um marco importante no aumento da complexidade em idealizar, produzir e dar uso a artefatos, com consequentes requisitos cognitivos para aquisição, retenção e transmissão de tais conhecimentos.

Para tanto, serão conduzidas investigações experimentais associadas a dados já disponíveis de Ressonância Magnética Funcional (fMRI) de mapas de atividade cerebral associada à aquisição e transmissão de conhecimento. Paralelamente, será investigado com uso dos mesmos parâmetros e métodos de investigação, como o cérebro humano responde à introdução das tecnologias contemporâneas envolvendo GenAI.

Adicionalmente está planejado a aplicação da tecnologia de GenAI nesta pesquisa, criando um modelo referencial, refinando-o através de técnicas de ajustes finos e lançando mão se necessário da inferência bayesiana para tratar eventuais incertezas, conforme sugerido em estudos recentes sobre a aplicação de IA na pesquisa cognitiva.

Este projeto busca iluminar a interação contínua entre introdução de complexidades trazidas por novas tecnologias e seus reflexos na evolução cognitiva humana, e como isso pode potencializar novas competências para cognição humana quando projetamos novos avanços tecnológicos exponenciais.