Durante o intervalo entre os semestres acadêmicos de 2024, realizado entre setembro e outubro (devido às greves e aos eventos climáticos extremos), a equipe do LAPEEX esteve em visitando diversos sítios arqueológicos e instituições de guarda e pesquisa nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estas visitas são parte das atividades dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo laboratório e financiados pelo CNPq e pela FAPERGS.
A discente Vanessa Carvalho esteve no Centro de Ensino e Pesquisas em Arqueológicas da Universidade de Santa Cruz (CEPA-UNISC) para etapas de curadoria e análise da coleção lítica do sítio arqueológico Jandor Hanssen, localizado no vale do Rio Pardo.
A discente Ana Cristina de Souza Soares esteve no Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História da Universidade Estadual de Maringá (LAEE-UEM), analisando a coleção de pontas líticas de sítios do estado do Paraná.
O Prof. Dr. João Carlos Moreno esteve no Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Universidade Federal do Paraná (CEPA-UFPR) ministrando curso em Arqueologia Experimental e, junto à discente Ana Cristina, analisou coleções de pontas líticas do vale do Ivaí. Ambos também estiveram do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, onde além de analisar as coleções de pontas do Paraná e Santa Catarina, o Prof. Moreno ainda realizou uma demonstração de lascamento.
Novas visitas em sítios arqueológicos do Paraná e do Rio Grande do Sul foram realizadas a fim de verificar seu estado de preservação e planejamento de futuras atividades de campo, além de realizar conversas com a população local e gestores públicos regionais que apoiam nossos projetos.
Estas atividades, realizadas pelo coordenador e pelas discentes, vem contribuindo para o entendimento da arqueologia dos povos originários no Brasil meridional, assim como para a preservação da memória e do patrimônio cultural.