O Laboratório de Arqueologia e Pré-História Evolutiva e Experimental (LAPEEX) está convidando discentes da FURG para estágio em pesquisa em tecnologia lítica (análise de artefatos de pedra lascada) e zooarqueologia (análise de remanescentes de animais encontrados em sítios arqueológicos). O foco dos trabalhos serão os sítios arqueológicos associados às ocupações humanas mais antiga no litoral do Rio Grande do Sul.
Em parceria com o LAPEEX, o Laboratório de Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas (ARISE) está convidando discentes da FURG para estágio em pesquisa em arqueologia digital. O foco dos trabalhos será no desenvolvimento de jogo digital que explora as primeiras ocupações humanas no Sul do Brasil.
Oportunidades
Os estágios preveem oportunidades de bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica pelo CNPq e pela FAPERGS, além de bolsas EPEC-FURG sob orientação dos professores Dr. João Carlos Moreno (LAPEEX) e Dr. Alex Martire (ARISE).
Os estágios serão realizados dentro do escopo do projeto “Ocupação humana inicial, evolução e diversidade biocultural dos povos originários do Brasil meridional”, coordenado pelo Prof. Dr. João Carlos Moreno e financiado pela CNPq e pela FAPERGS.
Os estagiários também terão a oportunidade de participar das etapas de escavação arqueológica nos sítios arqueológicos estudados pelo projeto.
Requisitos para as vagas
Para o estágio na área de tecnologia lítica (1 vaga), o candidato deve ser discente do curso de bacharelado em arqueologia.
Para o estágio em zooarqueologia (2 vagas), os candidatos devem ser discentes do curso de arqueologia ou ciências biológicas.
Para o estágio em arqueologia digital (3 vagas), os candidatos devem ser discentes do curso de arqueologia ou cursos voltados à computação.
Os discentes interessados devem encaminhar e-mail para o Prof. Moreno (jcmoreno@furg.br) apontando o interesse na vaga para agendamento de entrevista e visita ao laboratório.