Durante o mês de Junho de 2024, a zooarqueóloga Dra. Gabriela Sartori Mingatos está participando de uma importante etapa de pesquisas arqueológica no Colorado, Estados Unidos.
A Dra. Mingatos é, atualmente, pesquisadora de pós-doutorado do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos (LEEH), do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) e pesquisadora associada ao Laboratório de Arqueologia e Pré-História Evolutiva e Experimental (LAPEEX) da FURG. A arqueóloga foi convidada para participar das escavações e realizar a análise dos artefatos ósseos encontrados ao longo das campanhas de escavação do sítio arqueológico Wallace Ruin. Experimentos de replicação de artefatos também estão sendo realizados.
O sítio arqueológico Wallace Ruin
Wallace Ruin (5MT6970) é um sítio arqueológico situado em Cortez, no Colorado. A escavação do sítio ocorre pelo menos duas vezes por ano desde 1969. As escavações são coordenadas pelo casal Dr. Bruce Bradley e Dra. Cynthia Bradley, realizada com a participação de voluntários.
A formação e ocupação do sítio ocorreu entre os séculos XI e XII - ou seja, entre cerca de 1000 e 900 anos atrás. Trata-se de um Pueblo, ou seja, uma antiga vila habitada por povos ancestrais dos nativos americanos que ocuparam o sudoeste dos EUA. Um Pueblo é formado por quartos, habitações e Kivas. Os quartos normalmente serviram de local de armazenamento de comida, as Kivas são locais dedicados a interação social, e as moradias ou Pithouses são os locais de moradia. Todas as estruturas eram escavadas na terra e uma estrutura de pedras talhadas unidas com adobe era utilizada para manter sua estrutura. Ao longo das escavações é possível observar nas construções diversos momentos de ocupação e transformação do espaço. Nos artefatos é possível observar mudanças importantes de estilo e manufatura da cerâmica ao longo do tempo.
Os povos Pueblo
Dentre as experiencias vividas pela pesquisadora, ela teve a oportunidade de visitar o Museu “The canyons of the Ancients Visitors Center” dedicado aos povos ancestrais pueblo e outros locais arqueológicos como o Mesa Verde International Park, um complexo de sítios arqueológicos protegidos e considerados patrimônio mundial da UNESCO e o Pueblo de Sand Canyon, também escavado pelos coordenadores da escavação de Wallace Ruin.
“Pueblo people live as a Community. We are not orientated as individuals or individual family groups. We’ve groups of clans, societies and extended families. As a group, we’re a community. Pueblo people are about us and we, not about me,I, or myself » (Peter Pino - Zina Pueblo).
“O povo Pueblo vive como uma comunidade. Não somos orientados como indivíduos ou grupos familiares individuais. Temos grupos de clãs, sociedades e famílias extensas. Como grupo, somos uma comunidade. As pessoas Pueblo são sobre nós e nós, não sobre mim, eu ou eu mesmo (Peter Pino - Zina Pueblo)
Todo o trabalho realizado no sítio Wallace Ruin está disponível tanto no perfil do Research Gate do professor Dr. Bruce Bradley quanto em seu site.