Pesquisadora do LAPEEX participa de etapa na África do Sul em busca dos primeiros Homo sapiens

Durante os meses de Maio e Junho de 2024, a arqueóloga Maria Eduarda (MaDu) Donegá está participando de uma importante etapa de pesquisas arqueológica na costa da África do Sul.

MaDu foi aluna de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo e bolsista do CNPq, com projeto de arqueologia experimental associado aos estudos de origem e desenvolvimento da transmissão cultural entre hominínios no Paleolítico Africano,  tendo sido orientada pelo Prof. Dr. João Carlos Moreno (coordenador do LAPEEX). MaDu atualmente é pesquisadora colaboradora do LAPEEX e é a única estudante brasileira selecionada para integrar o projeto HOMER e o subprojeto Boomplaas na etapa 2024.

 

Projeto HOMER

O Projeto Human Origins, Mobility and Evolution Research (HOMER) é um grande projeto operado em várias regiões do continente africano. O projeto tem como objetivo primário estudar modelos a origem, comportamento, redes e cooperação humana. Os sítios arqueológicos estudados datam desde mais de 160 mil anos até cerca de 50 mil anos. O projeto ainda busca entender como as sociedades humanas mudaram durante o Pleistoceno Tardio e Holoceno e suas associações com mudanças climáticas . Os pesquisadores buscam entender por que o ambiente está mudando e, para isso, necessitam de dados paleoambientais. Para tal, coletam muitos achados arqueológicos para criarem um denso conjunto de dados.

 

Subprojeto Boomplaas

MaDu Donegá usando uma estação total.

O Projeto HOMER é como uma árvore com vários ramos e um deles é a ramificação Boomplaas, liderada pelo  Dr. Justin Pargeter, do Center for the Study of Human Origins (CSHO), da New York University . O subprojeto Boomplaas visa compreender o papel das rápidas mudanças climáticas nas adaptações humanas aos ambientes montanos do Cabo sul-africano. O projeto está reescavando a Caverna Boomplaas, um dos principais sítios paleolíticos da África, localizado no sul da África do Sul, com uma sequência de ocupação humana de aproximadamente 80.000 anos. Também estão envolvidos em levantamentos de paisagens.

 

A etapa de 2024

Nessa temporada de pesquisas, a arqueóloga Madu Donegá irá rotacionar entre Mossel Bay e Boomplaas. Em Mossel Bay, MaDu realizará análise dos materiais líticos (pedra lascada) encontrados em diversos sítios trabalhados pelo Projeto HOMER. Em Boomplaas, participará das escavações.

"Estou muito animada e feliz com tudo que está acontecendo. Estou aprendendo muito todos os dias e estou honrada de poder representar meu país neste projeto", comentou MaDu Donegá.