Ponta lítica é encontrada no Sambaqui de Cabeçuda (Laguna, SC)

Foi publicado um novo artigo, em parceria entre os pesquisadores do LAPEEX e do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos (LEEH) da Universidade de São Paulo (USP), sobre o achado de uma ponta lítica em um concheiro litorâneo.

As pontas líticas são comumente encontradas em sítios arqueológicos associados a grupos caçadores-coletores de diferentes culturas datados entre 13 mil e 5 mil anos atrás. Achados mais recentes são mais raros, especialmente em sítios de grupos sambaquieiros, que não produziam este tipo de artefato.

O Sambaqui da Cabeçuda, localizado em Laguna (SC), onde foi encontrado o artefato em questão, é um sambaqui que começou a ser construído a cerca de 4500 anos mas que nunca teve sua indústria lítica lascada estudada. De fato, líticos lascados são pouco frequentes na maioria dos sambaquis e, portanto, encontrar uma ponta lítica é algo ainda mais raro.

O artefato foi encontrado há quase 50 anos, tendo sido registrado em 1969, mas nunca foi estudado. O registro carece de informações sobre o contexto estratigráfico, impossibilitando entender a sua relação com o concheiro. Esta não é a primeira vez que pontas líticas são encontradas em concheiros, mas, em todos os casos, são achados muito raros e entendidos como produto do contato entre os grupos sambaquieiros e grupos de caçadores do interior do Brasil meridional, ou apenas à passagem de grupos do interior durante períodos em que os concheiros não estavam sendo ocupados.

Toda a discussão sobre a relação de grupos sambaquieiros e grupos caçadores do interior é apresentadas pelos autores que assinam o artigo: o Prof. Dr. João Carlos Moreno (coordenador do LAPEEX-FURG), Dra. Gabriela Mingatos (pós-doutoranda do LEEH-USP e pesquisadora associada do LAPEEX-FURG), e Dra. Mercedes Okumura (coordenadora do LEEH-USP). O artigo se encontra disponível em livre acesso no link a seguir:

Moreno, J. C., Mingatos, G. S., & Okumura, M. (2024). Registro, análise e implicações interpretativas de uma ponta lítica bifacial pedunculada encontrada no conchífero monumental do Sambaqui de Cabeçuda, município de Laguna, Santa Catarina. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, 41: 165-179.